terça-feira, 27 de julho de 2010

"A lasanha assassina"

Os recém casados no consultório para uma dieta de emagrecimento para a mulher que depois do casamento engordou muito. A queixa principal era dele que não entendia o que acontecia, uma vez que ele fazia todas as refeições com ela e a "coitadinha" comia "super" pouco.



Detalhe: ela que cozinhava. Era dona de casa e esperava ele para as refeições com a comida já feita.



Feita a anamnese, solicitei alguns exames e prescrevi a dieta de acordo com os horários e hábitos da paciente. Confesso que pela quantidade de comida, mesmo muito errada, não era o suficiente para tamanho aumento de peso.



Depois de uns 2 meses,voltam e ela nada de perder peso significativo.Exames normais, marido cobrando emagrecimento e ela jurando estar fazendo tudo corretamente. Ele??? Com profunda piedade da esposa. Eu?? Só se fosse muito idiota de acreditar



Novamente, depois de algum tempo voltam para nova avaliação. Ela pede para o marido esperar lá fora. Foi o tempo de fechar a porta e muitas lágrimas ..." Não aguento mais tanta cobrança.Quanto mais ele me cobra, mais eu como escondida! " EURECA!! A partir daí a coisa mudou... Ela contou que sempre dava um jeito de comer escondida do marido sem deixar vestígios para que ele não a condenasse.



Um dia, ela o esperava para o jantar com uma lasanha .Contou que, fez 2 lasanhas. Uma ela comeu todinha antes dele chegar. A outra, comeu com ele, mas "só um pedacinho" porque era o que ela sempre comia... na frente dele!!!!



E assim fazia todos os dias!!!!!



Chamei ele, e encorajada por mim, contamos o que estava acontecendo. Foi difícil, mas valeu!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Comer à noite escondida do marido

Bem, essa foi feio. Pega no flagrante!!!!!

A paciente, após algumas consultas, sempre acompanhada do marido, queixava-se de não estar conseguindo emagrecer mesmo fazendo a dieta corretamente( Todos dizem isso). E o marido com compaixão da mulher que sofria tanto e nada de perder peso.

Óbvio que eu sabia que ela estava mentindo, mas como afirmar isso à ela??? Vou estar chamando ela de mentirosa...fala sério!!!!

Enfim, depois de um tempo ela volta para à consulta( acompanhada do marido, claro!!) e aí a coisa ferveu...

Ele, indignado,fala do flagrante:

Acordei no meio da noite e vi que minha esposa não estava ao meu lado e "pé por pé" fui até a cozinha e a encontrei comendo uma bela macarronada que daria para servir umas 5 pessoas...

Depois do susto, choro , desespero e ameaça , ela conta que todas as noites fazia isso. Deixava tudo limpo, para que na manhã seguinte eu não percebesse nada.


Porque a paciente fazia isso??? Simples: Como não conseguia parar de comer e se satisfazer com a dieta prescrita e por medo de ser julgada e condenada de fraca, sem determinação e sem vontade pelo marido, comia escondida.

Valeu muito!!! Assim ela com ajuda do marido, agora, encarou de frente o problema e está conseguindo emagrecer.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Colegas de trabalho

Báh!!!

Não se aceitar gordo e achar que os outros também não vão te aceitar só porque esta gordo é fogo!!!

olha essa!!!!


Uma paciente muito bonita ( de rosto) me procurou com seguinte história: Trabalha em um escritório com outras meninas, todas magras, sem fazer esforço para se manterem magras( Que ódio!!!) e cheias de vaidades. Vão à shopping escolher roupas para arrasar nos fins de semana, sapatos, maquiagens e outras coisas do universo feminino, enquanto ela vai ao super mercado aproveitar as promoções dos encartes que pega nos jornais diariamente. Ir ao shopping para que??? Lá não tem roupas "legais" para o tamanho dela!!

Porém, ela é a coitadinha do escritório, porque quando saí para almoçar com as colegas, isso todos os dias, só come saladas e carne grelhadas.As colegas??? Muita massa, batata frita e etc

O lanche da tarde??? Fruta!!! As colegas??? Pastel, sorvete,chip´s e etc....

Ela divide apartamento com outra menina que trabalha com ela e na janta??? Só sopa de legumes!!! "COITADINHA!!!!! "


O que ela faz no escritório??? Serviço de rua!!! Adivinhem??? Visita a todo instante à lanchonetes,creperias e todos os outros lugares que poderia comer TUDO que sentisse vontade sem ser vigiada e julgada.


O bom da história é que ela chegou consciente e disposta à mudar, porém jamais contar as colegas a verdadeira história.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Bolo de grãos integrais com banana e maçã

Esse bolo para quem gosta do sabor dos integrais vai adorarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!

Muito saudável !!!!!!!!!!!!!!!!


INGREDIENTES:


1 copo de farinha de trigo integral

1 copo de açucar mascavo

1 copo de aveia em flocos finos

1/2 copo de linhaçao dourada

1/2 copo de gergelim

1/2 copo de uva passa

1/2 copo de castanha de caju moída

1 colher de sopa de nescau light

1 colher de sopa de fermento em pó


Misture tudo com 1/2 copo de óleo de milho até formar uma farofa.

Coloque metade dessa mistura em uma forma untada e enfarinhada. Por cima, colocar 4 bananas picadas e 2 maçãs picadas em fatias bem finas.Polvilhar canela.

Cobrir com a outra metade da farofa.

Por cima, 3 ovos batidos com 1/2 copo de leite desnatado. Polvilhar canela e assar em forno quente.


Aproveirem tanto quente quanto frio!!! Hummmmmm... Bom demais!!!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

minha apresentação...

Oi!!!

Sou nutricionista, que trabalho com reeducação alimentar. A maioria dos pacientes que atendo me procuram para emagrecer e a partir dai, surgiu a idéia de fazer esse blog. Diferente dos outros blogs, que falam de dicas de dietas, receitas, alimentação saudável e blá blá blá... Pode até ser que em algum momento eu venha a falar a respeito disso, quem sabe, mas o objetivo principal é contar as histórias reais que acontece todos os dias no meu consultório. Claro, sem nomes ou qualquer outro dado que identifique o paciente. Vou usar sempre "paciente", nunca nomes fictícios.

O objetivo das histórias é porque são na maioria hilárias, inacreditáveis e que muita gente irá se identificar. A grande maioria das pessoas acima de peso, arrumam uma justificativa para o seu peso e tentam esconder das pessoas o que fazem para engordar tanto. Contam para mim à 14 anos (periodo que atendo) e agora conto à vocês. Espero que curtam meu blog, minhas histórias e etc.

Comentem, perguntem, critiquem, curtam.

Espero poder ajudar muita gente que se fecham nos seus conflitos, achando que são únicos e sem coragem para se abrir e mudar.

Abraços

Marcia